Há dias voltei a preparar a terra para uma sementeira de uma mistura de nabos, nabiças e penca.
Aspecto da zona onde irá ser feita a sementeira, ao lado esquerdo pode ver-se as pencas da "praça" ja crescidinhas.
Depois de estendido o estrume sobre a superfície da terra.
Terra com estrume envolvido nela, neste caso usei uma máquina para o fazer, mas já vos demonstrei como podem fazê-lo com a enchada.
De seguida devemos engaçar a terra, com a finalidade de remover algumas raizes ou ervas que não foram enterradas, com esta operação também fazemos por regularizar a superfície, "puxando" terra de um lado para outro, conforme necessário.
Aspecto final após engaçarmos a terra.
Sementes que comprei na "praça", as da esquerda são de cenouras e as da direita um mixing de nabos, nabiças e pencas. coloquei-as nestes recipientes porque o senhor que as vendeu aconselhou a colocar as semententes no congelador, com vista à sua conservação e quando colocadas na terra ja levam humidade o que lhes proporciona uma melhor germinação.
Aspecto final de pois das sementes lançadas à terra e de seguida passou-se o engaço de leve, ou seja, com os dentes a passarem superficialmente na terra, desta forma envolvem-se as sementes na terra mas a pequena profundidade.
Finalmente colocam-se fetos para proteger dos pássaros que comem as sementes e da rega que ao cair na terra pode destruir as primeiras plantas a germinarem.
Espero que tenham gostado
Lita
gostei, queria saber é se depois se faz a transplantação das nabiças. Estou a começar nestas andanças da horta, cumprimentos
ResponderEliminarOlá seja bem vindo(a)
ResponderEliminarNão as nabiças nao se transplantam, onde se semeiam, crescem. Temos é de ter o cuidado na sementeira de nao colocar demasiadas sementes juntas, caso contrario teremos de fazer uma monda.
Disponha e volte sempre
Lita