sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O vinho, como engarrafar...

Pois é como estamos em tempo de vindimas queria deixar-vos umas dicas para armazenarem o vinho que comprarem ou vos oferecerem.

Estes dias fui a Viseu e lá consegui comprar alguns garrafões de um bom vinho caseiro.

Como bebo muito pouco, e se começar a consumir directamente do garrafão, o vinho irá ficar fraco.
Assim deixo-vos a forma de engarrafar o vinho.



O que fazem às garrafas de champanhe vazias? Deitam fora? Entao a partir de agora guardem-nas, são ideais para engarrafar. Lavam-nas e deixem-nas escorrer uns 10 mints.


Reparem na foto já lá tenho as rolhas, uma espécie de cápsulas de plástico que num hipermercado facilmente as encontram. Já agora comprem também a chave de as retirar, assim as rolhas servem para uma próxima vez.


 Aspecto do gargalo de uma garrafa de champanhe e que tem o formato ideal para as cápsulas, outros formatos não são adequados a este tipo de cápsulas.


Depois com um funil encher as garrafas, deixar uns 5 cm por encher.

Voilá, o vosso vinho engarrafado e pronto a ir para a garrafeira. assim so abrem uma garrafa de cada vez!


Bons copos ao jantar, mas não vá conduzir...

Lita

As nabiças, nabos.....girassol e coração grande...

Olá

Hoje queria dar-vos a notícia que as nossas plantinhas ja nasceram e têm bom aspecto.


Aqui estão elas...quanto às cenouras ainda não furaram, aguardemos


Por ultimo veja este lindo girassol que semeei no farmville.





Bem este coração é eneorme, por lapso nao coloquei nada ao seu lado para servir de escala, mas garanto-vos que era enorme e já foi para uma sopa familiar de fim de semana...


Lita





nabiças, nabos e penca - nova sementeira

Olá amigos

Há dias voltei a preparar a terra para uma sementeira de uma mistura de nabos, nabiças e penca.

Aspecto da zona onde irá ser feita a sementeira, ao lado esquerdo pode ver-se as pencas da "praça" ja crescidinhas.

Depois de estendido o estrume sobre a superfície da terra.

Terra com estrume envolvido nela, neste caso usei uma máquina para o fazer, mas já vos demonstrei como podem fazê-lo com a enchada.

De seguida devemos engaçar a terra, com a finalidade de remover algumas raizes ou ervas que não foram enterradas, com esta operação também fazemos por regularizar a superfície, "puxando" terra de um lado para outro, conforme necessário.

Aspecto final após engaçarmos a terra.

Sementes que comprei na "praça", as da esquerda são de cenouras e as da direita um mixing de nabos, nabiças e pencas. coloquei-as nestes recipientes porque o senhor que as vendeu aconselhou a colocar as semententes no congelador, com vista à sua conservação e quando colocadas na terra ja levam humidade o que lhes proporciona uma melhor germinação.

Aspecto final de pois das sementes lançadas à terra e de seguida passou-se o engaço de leve, ou seja, com os dentes a passarem superficialmente na terra, desta forma envolvem-se as sementes na terra mas a pequena profundidade.


Finalmente colocam-se fetos para proteger dos pássaros que comem as sementes e da rega que ao cair na terra pode destruir as primeiras plantas a germinarem. 



Espero que tenham gostado

Lita