sábado, 7 de agosto de 2010

As cenouras

Como vos tinha dito, semeei recentemente cenouras, espero conseguir ter produção.
Mas nesta vida do campo, como em todo lado "temos que semear para mais tarde colher".
Podem verificar o tamanho das cenouras muito pequeno, mas espero vir a ter boas e gordinhas....
Se nao semearmos tb nao colhemos, ou antes, podemos colher o que outros semearam, mas isso nao é correcto.

Pedi ao meu pai que me comprasse um pacote de semente de cenouras, acho que custou 0.8€. O terreno para receber as sementes requer algum tratamento, isento de ervas daninhas e alimentado. No meu caso usei o terreno que usei na producao das batatas, ou seja, estava sem ervas daninhas. apenas soterrei um pouco de estrume numa area inferior a 1m2 e regularizei a superficie com terra . Lançei a semente à terra, como pingantes de chuva a cair, uma gota aqui outra acolá, caso contrario quando as cenouras crescerem vao "reclamar" espaço umas com as outras, assim é melhor deixar as meninas com alguma distencai entre elas.
Depois com um engaço engaçar ("arranhar") a terra ja com a semente, mas os dentes do engaço nao podem penetrar mais que 2 cm de profundidade na terra. Temos que ter cuidado nesta tarefa para que a semente apenas fique com alguma terra por cima.
No final vai-se ao monte cortar fetos e colca-se por cima ate à sua nascença, isto para que os pássaros nao comam a semente que ficou à flor da terra. Depois é so regar, mas com cuidade de nos primeiros dias, ser uma rega tipo vapor, para que a água ao cair nao "arranque" as pequenas sementes em germinação.

Fiquem bem

saudacoes

Sem comentários:

Enviar um comentário