quarta-feira, 23 de junho de 2021

As sementes e a sabedoria dos mais velhos

 Olá


Cá estou de novo e desta vez mais breve.


Queria deixar-vos cá algo sobre sementes

Em 29/11/2020 falei-vos de semear cebolas para se colher semente.

E como na altura me ofereceram uma qualidade de cebolas grandes de chaves decidi semear e esse assunto foi tratado cá no blog, deixo o link abaixo...

http://quintaldolita.blogspot.com/2020/12/cebolas.html




A sabedoria dos "velhos" veio mais uma vez a confirmar-se e a ensinar-me mais ainda.
Então na altura da sementeira, a sabedoria dos "velhos" disse-me para cortar o espigamento da cebola tal como a foto abaixo




Eu feito esperto decidi nao cortar a minha


E semeei as duas 


Agora vejam a diferença...a minha cebola quase nao deu semente e é bem mais fraca do que a da sabedoria dos mais velhos (a da direita)..



Em pormenor a semente das cebolas


Aqui a semente que irei colher do alho francês


Aqui irei colher semente de cenouras


A verdadeira semente da couve galega cá do Norte :)


Hoje ainda resolvi plantar algumas pencas que tinha nestes tabuleiros a precisarem de ser transplantadas


Então no recente terreno das batatas resolvi colocar um rego de couves


Uma rega pelo pé é sempre ouro logo após a plantação


Os verdadeiros tomates coração de boi já estão quase maduros


Parte da colheita das cebolas, muito boas...bem macias na salada


Fiquem bem

Lita
















Sem comentários:

Enviar um comentário