sábado, 7 de agosto de 2010

O Lita

Bem muitos de vocês estão a perguntar-se o que significa o Lita. Bem o Lita era um pequeno rapaz que passou a sua infância numa quinta vizinha de sua casa. Muita gente disse que o Lita quando crescesse iria dar um lavrador, mas quis o destino que desse Engenheiro Civil.

Adoptei este nome no blog porque está associado aos meu tempos de "lavoura" de "lavrador", termos que muitas vezes ouvimos como depreciativos. Mas eu orgulho-me de muita coisa ter aprendido nesse tempo e com essas gentes da lavoura. Coisas que a memoria nunca mais apagará e não encontramos nos livros.

Ha muita coisa que devo a essa gente, da lavoura, e para mim sao muito, a eles eu quero dizer um especial obrigado. Pelas muitas tigelas de sopa que comi pelas 10:00 (era chamado o almoço) a ele eu agradeço as muitas horas de ensino ao volante do tractor.

Sim, queira saber que a tarefa mais difícil que achei foi aprender a lavrar, muitas vezes ouvi de "pateta alegre", era o nome que me chamava quando nao fazia o que era devido.

Fiquem bem.

As cenouras

Como vos tinha dito, semeei recentemente cenouras, espero conseguir ter produção.
Mas nesta vida do campo, como em todo lado "temos que semear para mais tarde colher".
Podem verificar o tamanho das cenouras muito pequeno, mas espero vir a ter boas e gordinhas....
Se nao semearmos tb nao colhemos, ou antes, podemos colher o que outros semearam, mas isso nao é correcto.

Pedi ao meu pai que me comprasse um pacote de semente de cenouras, acho que custou 0.8€. O terreno para receber as sementes requer algum tratamento, isento de ervas daninhas e alimentado. No meu caso usei o terreno que usei na producao das batatas, ou seja, estava sem ervas daninhas. apenas soterrei um pouco de estrume numa area inferior a 1m2 e regularizei a superficie com terra . Lançei a semente à terra, como pingantes de chuva a cair, uma gota aqui outra acolá, caso contrario quando as cenouras crescerem vao "reclamar" espaço umas com as outras, assim é melhor deixar as meninas com alguma distencai entre elas.
Depois com um engaço engaçar ("arranhar") a terra ja com a semente, mas os dentes do engaço nao podem penetrar mais que 2 cm de profundidade na terra. Temos que ter cuidado nesta tarefa para que a semente apenas fique com alguma terra por cima.
No final vai-se ao monte cortar fetos e colca-se por cima ate à sua nascença, isto para que os pássaros nao comam a semente que ficou à flor da terra. Depois é so regar, mas com cuidade de nos primeiros dias, ser uma rega tipo vapor, para que a água ao cair nao "arranque" as pequenas sementes em germinação.

Fiquem bem

saudacoes

As pencas como plantar?

AVISO: Algumas imagens poderão nao ser aconselhadas a menores de 16 anos !!!!! :)

Bem as pencas compram-se já crescidas (cerca de 1 palmo de altura), semeiam-se em casa ou pede-se ao vizinho, foi o meu caso...:)


Como se pode ver na foto, primeiro abre-se um rego na terra, alinhado, senao ha a critica...se quiserem usem um fio para vos ajudar na tarefa.



De seguida temos que colocar o "alimento" para as meninas pencas, sim o dito estrume, pode vir do vosso centro de compostagem a conhecida "moreia de estrume" ou estrume da capoeira e coelheira do vizinho.



De seguida colocam-se as pencas nao muito juntas, com pelo menos um palmo de distancia entre elas.
Como estava muito calor e a terra estava seca, reguei o rego e o estrume, para que as pencas mais rapido se "agarrem" ao novo local.



De seguida abre-se o proximo rego e a terra deste vai para o anterior e desta forma cobre as pencas e o estrume. Assim se vai plantando rego apos rego..



Depois de terminado o vosso trabalho, é essencial um rega.
Esta rega deve repetir-se todos os dias de manha ou à noite. em dias de muito calor, tera de ser de manha e à noite....em dias de chuva....não é necessário.
Se a coisa correr bem, nao sera preciso nada, mas se as meninas nao começarem a puxar corpo, teremos de usar um suplemento vitaminicio (adubo), mas se puderem evitem, pois é para voces comer.
Uma das coisas que mais me revolta é ver a quantidade de adubos e outros quimicos que os produtores usam para terem grandes produções e dessa forma terem grandes lucros.
Os consumifdores, esses que comam tudo, os parametros de "toxicidade" estao abaixo do regulamentado.....pois pois....

Apresentacao da farmville

A minha famrville tem cerca de 40m2 e la cultivo batatas, cebolas, alhos, pimentos, tomates, pepinos, alface, nabos, nabiças, penca, espinafres, cidreira e recentemente semeei cenouras ou em homenagem a uma priminha minha de Lisboa "cenooooras".

Hoje precisamente, plantei tres regos de penca, sim penca. e o que é isso???? Bem a penca que plantei, espero ter boas couves e terrinhas para comer no Natal juntamente com o bacalhau.

Em agosto é costume plantar-se as pencas, mas com este calor, é arriscado mas se nao faltar agua espero conseguir levar as meninas a bom porto.

Dicas da farmville

Com o decorrer do tempo, espero reportar neste blog todas as minhas actividades no farmville, com fotos, e dicas.
Com isto quero contribuir e motivar os "farmvillenses" a mudarem para o "realfarmville".

Sim, ja tenho influenciado alguns amigos.

Fico com pena ao ver os muitos terrenos (quintas) que ficam por cultivar e destinam-se apenas a um fim, a construção.

Tomates!!!

Sim de facto ha tomates de verdade.
Pois é tenho uma pequena farmville real pois colho lá muita coisa que se pode comer.


Pode ver que à mistura tb tneho flores, mas isso é outro assunto.

Tb tenho umas coberturas....bem para dar mais enfase à coisa, ...ou não, os tomates nao gostam muito deste sol de agosto, assim resolvi aliviar um pouco a temperatura deles.

Bem vindos

Olá

Hoje decidi criar o meu blog que ja ha muito tempo estava em agenda.
Porquê o título? Bem esta é uma homenagem à minha sobrinha e todos os seguidores do "farmville", mas esta farmville de que vos falarei, tem tomates de verdade!!!!

Fiquem bem, ate breve.