domingo, 27 de maio de 2012

O que há de novo...



Bem de momento temos no quintal, o batatal e o cebolo. Há dias deitei um bocadinho de adubo nas batatas para elas "arrebitarem" um pouco. Estava para nao deitar, mas como actualmente compro batatas, devo ser capaz de estar comer batatas que foram "regadas" de adubo, por isso prefiro deitar pouquinho. se nao deitar nenhum  também produz, mas em menos quantidade.



Não sei se conseguem ver os dois regos de alhos e no seu meio cenouras.


Aspecto geral da zona das "couves", há bróculos, penca, coração e couve roxa.


O coração em mais pormenor
 A couve roxa


Ah! já me esquecia do feijão verde...


See you soon

Lita

Estacar tomates e pepinos

Olá

Apesar da minha coluna não andar muito bem, este fim de semana já deu para estacar os tomates e pepinos. Como podem verificar na foto abaixo, os tomates já estão a "puxar corpo" e desta forma necessitarem do seu suporte para continuar a crescer.



Para tal fui ao monte e trouxe paus de fogueteira e ramos de carvalho (arijões)
Os paus servem para estacar os tomates e os de carvalho para os pepinos.



Com a ajuda de um ferro fazem um orifício junto da planta, metem lá o pau e apertam a terra em toda a sua volta com o pé.

Eis o resultado final. Agora de tempos em tempos, os tomates têm de ser capados (noutros anos já ensinei como se capa - ver blog) e atados ao pau à medida que crescem. Os pepinos como ganham uma espécie de cordas, eles próprios agarram-se aos pequenos ramos de carvalho e desta forma vao crescendo.

Até breve