sexta-feira, 27 de maio de 2011

... a propósito de pepinos espanhóis...

RESOLVI COLOCAR ESTE DESMENTIDO POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA PARA COM OS ESPANHÓIS, AFINAL NÃO ERAM OS PEPINOS DELES, MAS SIM OS REBENTOS DE SOJA DOS SUPRASUMOS ALEMÃES....


Bem ouvi nas notícias que há pepinos espanhóis há rebentos de soja alemães com uma bactéria que está a causar problemas na saúde das pessoas alemãs e até mortes!!!

Digam se não vale a pena colhermos os nossos próprios legumes??? Pela nossa saúde!!!!

Bem abaixo apresento-vos os primeiros pepinos da minha horta e digo-vos que ontem já comi o primeiro e estava delicioso.

quanto a conselhos, nestes dias de calor reguem muito os pepinos e tomates, se puderem reguem com rega "ao pé" ou seja água corrente junto da terra, porque? Porque evitam molhar as folhas. Se a rega for logo pela manhã não tem mal, pois a folhas secam durante o dia, mas se for à noite, estas não secam e ajudam a desenvolver míldio que irá atacar a planta. O míldio gosta de humidade.




Quanto ao batatal, parece que vai escapar...tratei-o depois do mal atacar, mas parece que mesmo assim não vai ficar muito mal, esperava pior.



Os feijões verdes também já produzem e há dias comi um peixinho cozido com uma batata nova da vizinha e a acompanhar o feijão verde ...hmmm que delícia. Um bom azeite e um dente de alho que mais querem?? Bem um bom copo de vinho de Alijó  :) 



Vejam como está linda a minha "leira" de cebolo, todos os dias rego ao fim da tarde. 


Abaixo mostro-vos um cantinho com um bocado de cada, podem nele ver cebolo, pencas, ao fundo à esquerda mais tomates, ao centro cenouras e nabos e ligeiramente à direita o feijão verde e do lado direito mais cebolo. 



Saudações

Lita