sábado, 21 de setembro de 2013

Lenha para o inverno, seca ou verde qual a melhor?

Olá amigos

Como muita gente, também compro lenha para aquecer a casa no Inverno.
Este ano resolvi comprar a lenha mais cedo e supostamente verde.

Assim o preço verde ronda os 70€/tonelada e seca os 100€.

Comprei 4 toneladas de lenha de eucalipto.



Para perceber o processo de secagem da lenha, escolhi 4 achas, marquei-as e com uma balança do WC pesei uma a uma e registei o seu peso.


Fiz 3 pesagens, uma no dia em que chegou a lenha, outra passado 10 dias e uma outra passados 31 dias

Na tabela abaixo podem ver o que cada acha perdeu, ao fim dos 10 dias perderam cerca de 20% do seu peso inicial e ao fim de 1 mês perderam cerca de 30%.




Conclusão:

Se comprasse seca daria 100€, verde é mais pesada e mais barata 30%, mas também irá perder 30% de peso, contas feitas comprar seca a 100€ ou verde a 70% é a mesma coisa, não venham os vendedores contar histórias...

Lita




2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Descobri este blog depois de fazer uma pesquisa rápida no google sobre como capar os melões. Desde já os meus parabéns porque estou a gostar do que estou a ver.
    Relativamente a este post acho-o muito útil e não percebo porque é que nunca ninguém comentou.
    Apenas sem me querer estar a armar em Chico-esperto quero dizer que também acho que essa história dos lenhadores sempre foi para venderem mais. Mas assim, com esta visão tão clara, acho que será importante acrescentar nas conclusões que se comprar seca acaba por ter mais lenha, mas também por ter mais. Isto é, se comprar-mos verde, temos que comprar mais 30% para ter uma tonelada quando esta estiver seca.

    Mais uma vez os meus parabéns!

    Eu também tenho uma horta pequena cá em casa, e fico feliz por haver gente a pensar como eu!!!

    Cumprimentos,
    Tiago Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      De facto faltou essa observação, mas para o ano irei ver se em volume a quantidade é diferente, pois apesar de perderem 30% em peso nao perdem o mesmo em volume e dessa forma parece ser mais vantajoso comprar lenha seca. Mas como disse para o ano irei fazer esse complemento.

      Obrigado e volte sempre

      Ah! e boas colheitas na sua horta

      Lita

      Eliminar