sábado, 4 de setembro de 2010

Nabiças, como semear

Olá amigos

Hoje e pela segunda vez este ano resolvi semear nabiças. Desta vez registei a tarefa fotográficamente para que os interessados possam perceber de que forma se faz.

Na foto abaixo podem ver o canteiro que escolhi e já com o alimento para as nabiças, o estrume.
Este já foi retirado do meu centro de compostagem.




De seguida e como podem ver na seguinte foto, o terreno é cavado com a ajuda de uma enxada. Esta tarefa consiste em fazer um primeiro rego, colocar um pouco de estrume em todo o seu comprimento, de seguida abre-se outro rente a este, mas a terra que sai do segundo serve para tapar o primeiro e o estrume, repetir estas operação as vezes necessárias até enterrar todo o estrume. Assim consegue-se enterrar o estrume facilmente.



Depois do estrume todo enterrado, é necessário alisar a terra, ou seja, com a ajuda de um engaço, vamos engaçar a terra, ao mesmo tempo que planamos a superfície, também retiramos alguns restos de raízes ou outros da superfície. O resumo está nas fotos abaixo.




De seguida vem a sementeira. Para terem uma noção do espaçamento entre sementes, lembrem-se que as pequenas bolinhas de semente irão dar grandes nabiças, assim cada ira necessitar de espaço portanto ao lançar as sementes à terra tenham em atenção a este facto, caso contrário quando as meninas estiverem em crescimento terão que mondar algumas (mondar=arrancar algumas nabiças para dar espaço às outras).

Vejam a dimensão das sementes.



Depois de lançadas à terra, volta-se a passar o engaço por forma a envolver as sementes na terra.
ATENÇÃO, os dentes do engaço nesta tarefa não devem entrar na terra a uma profundidade superior a 1cm pois corremos o risco de enterrar demasiado as sementes e depois não nascer nenhuma.


Por último, e para que possamos viver todos em comunidade, Humanos e animais, há que proteger a nossa sementeira dos passarinhos e ao mesmo tempo proteger a superfície das regas diárias. Lembrem-se que quando as nabiças furarem a superfície, estão muito tenras e os passarinhos adorariam comê-las, além disso a água da rega destruía o vosso nabiçal nos primeiros dias.
Assim podem adoptar a sabedoria dos antigos, cobrir a vossa sementeira com vegetação, que pode ser mato ou fetos. Eu optei por fetos



Ah! o CD é um espanta pássaros do século XXI


Para a semana irei colocar aqui mais novidades sobre o nabiçal.

E não se esqueçam que uma sopa de nabiças é muito boa e como alguém da velha sabedoria diz "...as nabiças entram nas veias e actuam como lixas, desentupindo-as..."

Saudações



4 comentários:

  1. Bom dia
    Também semiei nabos na minha hortinha ,estão a crescer bem.

    Obrigada pela dica por os fetos em cima valeu

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Agradeço a dica e para já fiquei só com uma dúvida: Não devemos dar uma rega ligeira após semear?

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! Agradeço a dica e para já fiquei só com uma dúvida: Não devemos dar uma rega ligeira após semear?

    ResponderEliminar
  4. Olá Ausenda

    Agradeço o comentário. Se a terra estiver muito seca, depois de semear e colocar algo por cima da sementeira (fetos, rede verde, etc...) pode dar uma rega ao de leve.
    Mas já o disse no blog que nabos e nabiças há um ditado dos antigos que diz "semeia-me no pó e de mim não tenhas dó"

    Boas sementeiras
    Lita

    ResponderEliminar