sábado, 7 de agosto de 2010

As pencas como plantar?

AVISO: Algumas imagens poderão nao ser aconselhadas a menores de 16 anos !!!!! :)

Bem as pencas compram-se já crescidas (cerca de 1 palmo de altura), semeiam-se em casa ou pede-se ao vizinho, foi o meu caso...:)


Como se pode ver na foto, primeiro abre-se um rego na terra, alinhado, senao ha a critica...se quiserem usem um fio para vos ajudar na tarefa.



De seguida temos que colocar o "alimento" para as meninas pencas, sim o dito estrume, pode vir do vosso centro de compostagem a conhecida "moreia de estrume" ou estrume da capoeira e coelheira do vizinho.



De seguida colocam-se as pencas nao muito juntas, com pelo menos um palmo de distancia entre elas.
Como estava muito calor e a terra estava seca, reguei o rego e o estrume, para que as pencas mais rapido se "agarrem" ao novo local.



De seguida abre-se o proximo rego e a terra deste vai para o anterior e desta forma cobre as pencas e o estrume. Assim se vai plantando rego apos rego..



Depois de terminado o vosso trabalho, é essencial um rega.
Esta rega deve repetir-se todos os dias de manha ou à noite. em dias de muito calor, tera de ser de manha e à noite....em dias de chuva....não é necessário.
Se a coisa correr bem, nao sera preciso nada, mas se as meninas nao começarem a puxar corpo, teremos de usar um suplemento vitaminicio (adubo), mas se puderem evitem, pois é para voces comer.
Uma das coisas que mais me revolta é ver a quantidade de adubos e outros quimicos que os produtores usam para terem grandes produções e dessa forma terem grandes lucros.
Os consumifdores, esses que comam tudo, os parametros de "toxicidade" estao abaixo do regulamentado.....pois pois....

2 comentários:

  1. em que mês se semeia a penca e fase da lua

    ResponderEliminar
  2. Para semear nao faço ideia, muito menos a fase da lua, mas plantar planto todo o ano para ter sempre penca. É certo que na primavera a penca vem mais rápido para consumo, assim como tudo.

    ResponderEliminar