sábado, 26 de maio de 2018

novidades

Olá

Deixo as novidades de hoje

O vizinho ofereceu-me uns pés de alface...tive de arranjar lugar para os plantar



Os tomates continuam a grande ritmo de crescimento



Os pepinos apresentam a folha a enrolar


nitidamente com problemas


Vejam por debaixo das folhas, uma espécie de piolho
Ataquei com um pouco de insecticida


pimentos chapéu de frade (para já só a árvore)



pimento normal


Alface


penca


Lita

sábado, 19 de maio de 2018

Arrancar ervas e capar tomates

Olá amigos


Hoje foi dos dias mais chatos no quintal, limpeza de ervas daninhas.

As batatas e a penca já precisavam há muito



As batatas já com a limpeza de ervas


Na penca preferi arrancar manualmente



Sacudir bem a raiz das ervas para que sequem se terra na raiz



Se puderem livrem-se delas para bem longe do quintal, estão sempre a largar sementes.


Assim sim!



O cebolo também levou uma limpeza



Depois já comecei a capar tomates

vejam este post antigo
http://quintaldolita.blogspot.pt/2014/06/capar-tomates.html

Este tomateiro tem duas "cabeças" mas só deve seguir uma.



Nas folhas os rebentos devem também ser cortados


Uma alface



Salsa



Um vaso de alface



Um alho a crescer


Lita

sábado, 12 de maio de 2018

Estacar tomates e pepinos

Olá

Deixo-vos as novidades do quintal


Com este frio que tem aparecido, os garrafões estão sempre à mão para proteger os pepinos e tomates.



Os alhos estão a ficar bons.



O cebolo idem


As batas e pencas também, embora com muita erva à mistura.



Ah! os pepinos do Casimiro (da mãe dele) já estão crescidos


Transplantei alguns deles


Mas já há pepinos mais adiantados, assim quando estes estiverem no final, os outro começam a dar pepinos...


Também plantei mais tomateiros


mas também já tenho alguns mais adiantados



Depois fui às fogueteiras (paus para estacar tomates)


Cortei algumas


Afiei as pontas e cortei-os todos com o mesmo comprimento



Vejam os paus no sítio deles, junto dos tomateiros


Depois fui ao monte buscar ramos de carvalho secos (os arejões) para estacar os feijões e os pepinos, relembro que estes como são tipo trepadeira querem muitos ramos para se "agarrarem".


Aqui só os arejões e ainda sem os paus de tomates.


Depois com 0.75 euros comprei semente de cenouras



Para semear no meio do cebolo, assim quando colherem as cebolas, têm as cenouras a começar a produzir...


Um abraço ao meu primo Suíço que me ajudou nestas tarefas.

Lita

quarta-feira, 25 de abril de 2018

quintal news

Olá

Aproveitei o feriado para fazer algo no quintal

Arrumar algumas cebolas de Inverno. Foi retirada a rama.


Aqui estão as cebolas limpas



Já na combarra, junto das cebolas do ano passado


Vejam em pormenor uma cebola do ano passado a espigar, devem ser estas próximas a consumir. Sempre as espigadas primeiro.



Alguma alface que nasceu no meio dos alhos, semente do ano passado.



Ah! colham sempre a alface à folha, assim dura-vos mais tempo.


Com este calor temos que regar os pepinos e os tomates



Descubram neste canteiro, a cidreira, oregãos e salsa



Viva a liberdade...mas  nem demais!

Lita

domingo, 22 de abril de 2018

Tomates, pepinos e outros

Olá

Ontem finalmente foi dia de plantar os tomates e pepinos...


Com 1,20 euros comprei 2 pés de pimentos, 4 pés de pepinos, e 2 pés de curgetes.


Os tomates, de coração de boi, pedi-os à vizinha


Abri os regos no local do costume para os tomates e pepinos



Deitei estrume dentro dos regos



Cobri o estrume com a terra das laterais do rego.



Optei por colocar apenas alguns pés em cada rego, para daqui a uns tempos plantar mais e deste forma ter produção desfasada, ou sejam quando uns estiverem a terminar a sua produção, outros estão a começar...


Depois de metidos à terra, tomates e pepinos, levaram uma rega pelo pé
Vou ver se encontro uns garrafões de plástico, sem fundo, para nos próximos dias proteger sobretudo os pepinos de algum frio que ainda possa vir...



Ah!Ainda apanhei algumas cebolas de Inverno, já estavam a ficar com a rama seca e esse é o sinal de que têm de ser arrancadas, senão apodrecem na terra...



Lita