sábado, 12 de maio de 2018

Estacar tomates e pepinos

Olá

Deixo-vos as novidades do quintal


Com este frio que tem aparecido, os garrafões estão sempre à mão para proteger os pepinos e tomates.



Os alhos estão a ficar bons.



O cebolo idem


As batas e pencas também, embora com muita erva à mistura.



Ah! os pepinos do Casimiro (da mãe dele) já estão crescidos


Transplantei alguns deles


Mas já há pepinos mais adiantados, assim quando estes estiverem no final, os outro começam a dar pepinos...


Também plantei mais tomateiros


mas também já tenho alguns mais adiantados



Depois fui às fogueteiras (paus para estacar tomates)


Cortei algumas


Afiei as pontas e cortei-os todos com o mesmo comprimento



Vejam os paus no sítio deles, junto dos tomateiros


Depois fui ao monte buscar ramos de carvalho secos (os arejões) para estacar os feijões e os pepinos, relembro que estes como são tipo trepadeira querem muitos ramos para se "agarrarem".


Aqui só os arejões e ainda sem os paus de tomates.


Depois com 0.75 euros comprei semente de cenouras



Para semear no meio do cebolo, assim quando colherem as cebolas, têm as cenouras a começar a produzir...


Um abraço ao meu primo Suíço que me ajudou nestas tarefas.

Lita

quarta-feira, 25 de abril de 2018

quintal news

Olá

Aproveitei o feriado para fazer algo no quintal

Arrumar algumas cebolas de Inverno. Foi retirada a rama.


Aqui estão as cebolas limpas



Já na combarra, junto das cebolas do ano passado


Vejam em pormenor uma cebola do ano passado a espigar, devem ser estas próximas a consumir. Sempre as espigadas primeiro.



Alguma alface que nasceu no meio dos alhos, semente do ano passado.



Ah! colham sempre a alface à folha, assim dura-vos mais tempo.


Com este calor temos que regar os pepinos e os tomates



Descubram neste canteiro, a cidreira, oregãos e salsa



Viva a liberdade...mas  nem demais!

Lita

domingo, 22 de abril de 2018

Tomates, pepinos e outros

Olá

Ontem finalmente foi dia de plantar os tomates e pepinos...


Com 1,20 euros comprei 2 pés de pimentos, 4 pés de pepinos, e 2 pés de curgetes.


Os tomates, de coração de boi, pedi-os à vizinha


Abri os regos no local do costume para os tomates e pepinos



Deitei estrume dentro dos regos



Cobri o estrume com a terra das laterais do rego.



Optei por colocar apenas alguns pés em cada rego, para daqui a uns tempos plantar mais e deste forma ter produção desfasada, ou sejam quando uns estiverem a terminar a sua produção, outros estão a começar...


Depois de metidos à terra, tomates e pepinos, levaram uma rega pelo pé
Vou ver se encontro uns garrafões de plástico, sem fundo, para nos próximos dias proteger sobretudo os pepinos de algum frio que ainda possa vir...



Ah!Ainda apanhei algumas cebolas de Inverno, já estavam a ficar com a rama seca e esse é o sinal de que têm de ser arrancadas, senão apodrecem na terra...



Lita

domingo, 15 de abril de 2018

Sementeira das batatas

Olá



Ontem como esteve razoável, resolvi meter as batatas.
Embora a chuva por estes dias não tenha parado e a terra ainda esta muito "ensopada" de agua, resolvi metê-las.

A semente também não era famosa, mas foi o que se arranjou


a terra para as batatas também é menor, investi mais em cebolas, pois as batatas nao passam do Natal com a praga da borboleta branca



Voltei a fresar a terra


Depois meti-as à cavadela

















eis o pormenor com a batata já lá dentro, agora é só largar de novo a terra.


sementeira concluída




os alhos e as cebolas



Lita

domingo, 8 de abril de 2018

Plantação do cebolo 2 e penca

Olá amigos


Ontem foi dia de plantar uma penca que tinha há algum tempo num tabuleiro que tinha comprado, mas que infelizmente ainda não tinha tido tempo para plantar.






Teoria ou não eu agora retiro sempre o torrão em volta da raiz, não confio nesse substrato, pode trazer bichos maléficos para a terra e pencas...


Rego aberto, deitei algum estrume de saco no rego, pouco pois este é forte.


Não poderia deixar de mostrar o meu tesouro, disse-lhe uma penca de dois em dois palmos e lá foi ele a medir entre pencas.


Final da plantação




Hoje logo pela manha fui à feirinha do Alívio em Vila Verde e comprei num agricultor da Apúlia que costuma lá estar, cebolo, penca e coivão.


Preço de feira, tudo 14,5 euros (10 cebolo, 1,5 penca e 3 do coivão)



A chuva estava a ameaçar, mas tinha de ser, lá metemos mãos à obra.



A minha preciosa ajuda (física e psicológica)


Está quase


Ah! Agora falta a penca e o coivão, foram metidos à cavadela (já expliquei este processo de plantar)



A chuva lá veio.
Coloquei esta imagem porque no Verão coloquei caleiros e coloquei a saída de um dos caleiros para o quintal (no futuro, se necessário posso colocar um reservatório para juntar agua da chuva), vejam uma pequena chuvada e temos logo água.


Final dos trabalhos a um domingo!


As cebolas de Inverno estão a surpreender-me.



Ficam a faltar as batatas mas o tempo vai muito molhado e a terra está "pesada"=ensopada e as batatas podem apodrecer antes de germinarem.

Lita