quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ao final do dia no quintal

Olá amigos


Hoje resolvi fazer este post devido a ter visto muitas fotos nas redes sociais do pos do sol...

Hoje quando o sol se estava a pôr resolvi tirar esta foto....



Depois foi altura de apanhar "material" para a salada


Foi pedido ainda um pimento


Ah! as batatas já foram separadas, abaixo estão a miúdas



No balde as que se cortaram na colheita e são para consumo imediato senão apodrecem.


As "boas" foram para uma prateleira nova a ver se escapam à borboleta branca.
Cobertas com folha de eucalipto


As cenouras agora sem as cebolas pelo meio


em mais pormenor
















Será que finalmente vou voltar a ter pimentos "chapéu de frade"????


Um pequeno pormenor nas nabiças que semeei...um garrafão com água e um fio (tubo fininho) que apenas com gota a gota encarrega-se de deixar o nabal sempre fresco e um garrafão cheio dá quase para dois dias...para quem tem pouca água fica aqui a dica.


Todos os dias tenho limpado cebolas e colocado na prateleira...


mas ainda faltam...estas



Lita

domingo, 16 de julho de 2017

Colheitas das batatas e cebolas

Olá

durante a semana colhi algumas cebolas e no sábado tirei as batatas.


rama das batatas cortada



a natureza é magnífica, meia batata metida na terra há uns meses atrás vejam o que deu.



final da colheita...agora falta separar, cortadas, miúdas e boas.



A terra das batatas pronta para receber um rego de feijões para breve


Algumas cebolas apanhadas



Aguardam a secagem total da rama para serem limpas e irem para a prateleira.



ah! pepinos é fartura!


tomates ainda nem por isso mas já vai dando



cobri os pepinos e tomates com esta rede, do sol da tarde senão queima tudo


Lita


domingo, 9 de julho de 2017

batata doce

Olá amigos

As novidades do quintal....

Já há algum tempo que oiço falar da batata doce, ontem dera-me quatro rebentos para plantar (a batata doce se a meterem parcialmente em água ela germina pequenos rebentos que quando ganharem raízes dão para transplantar). Eis na foto dois pés ainda pequenos, supostamente em Novembro já deve haver batata doce. Cá estarei para dar novidades.



Os tomates a produzir, mas ainda poucos maduros



Semeei alface a ver se dá alguma coisa neste canteiro.


A cebola na altura de ser colhida, veja pelo meio as cenouras já crescidas...


A penca a precisar de uma limpeza das folhas mais velhas (para as galinhas)



Será que este pepineiro ainda vai dar pepinos???


Para a semana irei tirar as batatas estão no ponto.



Lita

domingo, 25 de junho de 2017

tomates e cobre...

Olá amigos



Cá estou de novo para trazer as novidades do quintal.

finalmente também já há tomates!








A penca continua com bom aspecto.


O batatal quase na altura de colher as batatas (quando a rama começar a amarelar)


Os pepinos bons como nos outros anos (não se esqueçam, pouca rega=pepinos amargos)


Relativamente ao titulo deste post, tenho 3 tomateiros a ficar doentes com o tronco a ficar com uma cor amarelada. Ia sulfatar os mesmos com sulfato de cobre. Mas eis que me lembrei do que me falaram há dias...


Pegar num fio de cobre


..e espetei-o junto da terra no seu tronco, segundo dizem faz o mesmo efeito que sulfatar.
Assim resolvi experimentar.



Aqui está o tomateiro com a ponta de cobre espetada (vazei o tronco)



O cebolo também a chegar à sua altura de colher, agora as regas são mesmo apenas uma refrescadela sem ensopar a terra senão as cebolas irão apodrecer.



Lita

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Já há pepinos e alhos!

Olá

Há dias colhi o primeiro pepino, desde então a salada passou a ser de pepino e cebola.



Passados dias eis mais dois


Vejam porque vos disse em tempos que o pepino queria algo a que se arragar. Ele ganha uma espécie de cordas que se enrolam nos ramos das estacas.
idem


Os alhos foram limpos


Eis a colheita de alhos, poucos mas bons como sempre!


ate breve

lita

sábado, 10 de junho de 2017

Colheita dos alhos

Olá

Hoje dia 10 de Junho, dia de Portugal deixo as fotos tiradas ao quintal.


Mais uns dias e já há finalmente pepinos para a salada.



Os tomates demoram mais um pouco



Eis a colheita dos alhos, poucos mas bons como sempre!



O terreno de onde saíram os alhos



Engacei-o



Semeei nabiças



coloquei este tecido por cima para os pássaros não comerem as sementes


Este tomateiro está doente e foi substituído por um outro



No meio das pencas plantei muita alface, se não for plantada em zonas frescas e sombrias, nesta altura a alface vem mais rápido e depressa fica dura.



See you next time

Lita