domingo, 9 de julho de 2017

batata doce

Olá amigos

As novidades do quintal....

Já há algum tempo que oiço falar da batata doce, ontem dera-me quatro rebentos para plantar (a batata doce se a meterem parcialmente em água ela germina pequenos rebentos que quando ganharem raízes dão para transplantar). Eis na foto dois pés ainda pequenos, supostamente em Novembro já deve haver batata doce. Cá estarei para dar novidades.



Os tomates a produzir, mas ainda poucos maduros



Semeei alface a ver se dá alguma coisa neste canteiro.


A cebola na altura de ser colhida, veja pelo meio as cenouras já crescidas...


A penca a precisar de uma limpeza das folhas mais velhas (para as galinhas)



Será que este pepineiro ainda vai dar pepinos???


Para a semana irei tirar as batatas estão no ponto.



Lita

domingo, 25 de junho de 2017

tomates e cobre...

Olá amigos



Cá estou de novo para trazer as novidades do quintal.

finalmente também já há tomates!








A penca continua com bom aspecto.


O batatal quase na altura de colher as batatas (quando a rama começar a amarelar)


Os pepinos bons como nos outros anos (não se esqueçam, pouca rega=pepinos amargos)


Relativamente ao titulo deste post, tenho 3 tomateiros a ficar doentes com o tronco a ficar com uma cor amarelada. Ia sulfatar os mesmos com sulfato de cobre. Mas eis que me lembrei do que me falaram há dias...


Pegar num fio de cobre


..e espetei-o junto da terra no seu tronco, segundo dizem faz o mesmo efeito que sulfatar.
Assim resolvi experimentar.



Aqui está o tomateiro com a ponta de cobre espetada (vazei o tronco)



O cebolo também a chegar à sua altura de colher, agora as regas são mesmo apenas uma refrescadela sem ensopar a terra senão as cebolas irão apodrecer.



Lita

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Já há pepinos e alhos!

Olá

Há dias colhi o primeiro pepino, desde então a salada passou a ser de pepino e cebola.



Passados dias eis mais dois


Vejam porque vos disse em tempos que o pepino queria algo a que se arragar. Ele ganha uma espécie de cordas que se enrolam nos ramos das estacas.
idem


Os alhos foram limpos


Eis a colheita de alhos, poucos mas bons como sempre!


ate breve

lita

sábado, 10 de junho de 2017

Colheita dos alhos

Olá

Hoje dia 10 de Junho, dia de Portugal deixo as fotos tiradas ao quintal.


Mais uns dias e já há finalmente pepinos para a salada.



Os tomates demoram mais um pouco



Eis a colheita dos alhos, poucos mas bons como sempre!



O terreno de onde saíram os alhos



Engacei-o



Semeei nabiças



coloquei este tecido por cima para os pássaros não comerem as sementes


Este tomateiro está doente e foi substituído por um outro



No meio das pencas plantei muita alface, se não for plantada em zonas frescas e sombrias, nesta altura a alface vem mais rápido e depressa fica dura.



See you next time

Lita

sábado, 3 de junho de 2017

Limpeza da barra

Olá amigos

Pois hoje dia de limpeza da barra (na minha terra cumbarra).


A cumbarra limpa



Vejam quem ainda anda por lá, a famosa borboleta branca que dá cabo das batatas



A cumbarra com espuma nas folgas entre a parede e além disso apliquei um insecticida para ver se limpo de vez as borboletas.



Os tomates crescem a bom ritmo



Os pepinos também



Os alhos quase na altura de serem colhidos



Alfaces



O cebolo



Ah! e no meio do cebolo já crescem cenouras.



A penca com alface pelo meio. Notem que a alface é apanhada folha a folha, dura mais como é óbvio.


Até breve

Lita

domingo, 28 de maio de 2017

novidades

Olá

Deixo as últimas novidades no quintal.


Os tomates já precisam de ser amarrados


Amarrei-os com fio de plástico, não esquecer deixar alguma folga entre o tomateiro e a estaca



O cebolo finalmente limpo das ervas.


Eis as pencas.


Aqui com novos reforços plantados há dias....



O batatal.



Lita