sábado, 25 de março de 2017

Sementeira das batatas, plantação de cebolo, pepinos e tomates

Olá amigos

Hoje foi mais um dia duro no quintal.


Logo pela manha gastei 0.95 euros nesta alface e pepinos


Os tomates são de sementeira da casa (coração de boi)



Como sempre abre-se os rêgos



Estrume dentro dos mesmos



Cobre-se o estrume com a terra das bordas



Depois plantam-se os tomates e pepinos, notem que deixei espaço para mais à frente plantar mais, assim tenho uns mais adiantados do que outros e desta forma a produção também virá desfasada.


Ah! e como o tempo anda instável, os garrafões são para proteger do frio...as pedras são para fazer peso e o vento não os tombar...



Transplantei as ervas da minha amiga Hang do Vietname



Depois foi altura de semear as batatas, este ano vou usar semente do ano anterior que me deram.
O ano passado usei semente nova, mas as borboletas deram cabo delas ainda antes do Natal.



Como sabem esta terra está estrumada e o estrume misturado na terra.
Assim resolvi meter as batatas à cavadela, assim espeta-se a enchada na terra



Puxa-se um pouco para criar uma abertura



Deita-se a batata dentro dessa abertura e retira-se a enchada. A batata fica lá no fundo.


Eis o resultado final da sementeira das batatas



Depois foi altura de concluir a plantação do cebolo


Ainda dei uma picadela na terra dos alhos, para arejar a terra


A alface metia no meio das pencas para que no sol quente de verão estas estejam protegidas pela sombra das pencas



Ah! e ao final do dia veio um temporal que nem as pedras aguentaram, tive de espetar um pão em cada garrafão. O frio que vai dá cabo dos tomates e pepinos se não os protegermos.



Espero que tenha sido útil...
Lita


domingo, 19 de março de 2017

A Primavera chegou é tempo das sementeiras e plantações

Olá ontem e hoje foi dia de muito trabalho no quintal.
O bom tempo está aí para puxar.


Além do estrume que já tinha, ainda juntei mais este saco



Não dá para ver bem, mas existe uma moreia de estrume



Alguma alface de inverno vou mudá-la antes de fresar a terra



Voilá aface mudada



Estrume estendido



Terra fresada com estrume misturado



No final com um engaço, engacei a terra para retirar algumas ervas e raizes



Terra engaçada e plana



Caixa com cebolo



Penca e coivão comprados esta manha na feirinha do Alívio em Soutelo



Ficaram algumas couves para assegurar os mínimos :)



Regos para reforçar com novas pencas e coivão


Tudo plantado



No final uma rega pelo pé é o ideal



ainda foi tempo de iniciar a plantação do cebolo



Cerca de 10cm de espaçamento entre plantas



Como sempre, a terra do rego seguinte tapa o cebolo do rego anterior



12:22, final dos trabalhos...por hoje.



ainda fica a faltar plantar o resto do cebolo, sementeira das batatas e plantar tomates e pepinos.
Durante a semana e no proximo terá de ficar tudo.

Ah! No próximo fim de semana nao esqueça de ir à AGRO http://www.investbraga.com/peb/news/45

saudações

lita

terça-feira, 14 de março de 2017

sementeiras 3

Olá

O quintal apresenta o seguinte estado:

A alface está a começar a sentir o ar primaveril



As ervilhas e favas


O restante terreno a precisar de dar a volta à terra para se preparar para receber a sementeira das batatas e plantação do cebolo



As sementeiras, nos vasos as plantas vietnamistas


lado esquerdo pepinos e tomates


O terreno depois da primeira reviravolta com o motocultivador



see you soon
lita

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Sementeiras 2 - Vietnam

Hello my friends

This post will be in English because today I will show the Vietnam seeds that were offered by my friend Hang from Vietnam.


Here is the seeds from Vietnam



What is this????


And this??



Seems corn (milho)









stick-pea and broad beans




See you soon
Thanks Hang :)




domingo, 12 de fevereiro de 2017

sementeiras

Olá amigos e amigas


Ontem resolvi fazer umas sementeiras para ver se depois vou ter plantas para plantar...


Semente de tomate "coração de boi"



Sementes de pepinos da qualidade do ano passado



Semente de girassol



semente de pimento "chapéu de bispo"



Tabuleiro velho que tinha



Enchi os orifícios até meio e coloquei as sementes.
Depois cobri as sementes com terra



Ficam na estufinha para ficar protegidos do frio e neve



See you soon

Lita