quinta-feira, 15 de setembro de 2011

plantar alho francês

Olá

Há dias que um amigo meu me falou que plantou alho francês.
Assim foi a uma casa em Prado - Vila Verde e por 3€ comprei alho francês, couve flor, broculos, penca e coração.




Eis a plantação do alho, rego com estrume e alho.

Aspecto final da plantação dos alhos franceses.


Para as pencas, broculos, couve flor e coração, meti tudo à mistura, assim comecei por abrir um rego.

Da mesma forma que para os alhos, não se esqueçam de colocar o estrume antes de tapar o rego com as plantas.
Por último convém uma rega junto ao pé das couves e dos alhos.
Depois é so regar todos os dias ( no meu caso ao final da tarde).

saudações

Lita

17 comentários:

  1. Boa!! Couve penca também já plantei,mas os caracois já andaram de volta delas e já lhes meti veneno para os caracois,vamos la ver. Nada pior que plantar e depois ver a bicharada tomar conta de tudo, a inexperiencia dá nisto,mas já vou aprendendo. Hei-de meter também uns brocolos e alho frances para a sopa do meu pirralhinho!! Boas culturas!! Andreia Rosa

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Bem os carcaóis sao lixados e o curioso é que só vêm de noite. De dia estão bem escondidinhos, mas com paciencia vou-os apanhando (as galinhas da vizinha adoram...) Em ultimo caso recorro ao "veneno" pois tudo o que deitamos à terra acabamos por comer de uma forma ou de outra.

    Volte sempre

    Lita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda, a razao. Tudo o que deitamos a terra acabamos por comer e beber. Até o veneno. Ele fica na terra por muitos anod e tambem nad aguad que se infiltram.

      Eliminar
  3. boa tarde existe um produto que não é tóxico para o solo mas é muito eficaz para os plantas

    ResponderEliminar
  4. oi gostei da sua inixiativa pk hoje em dia ahh poukos jovens a cultivar querem é compara tudo chega ao fim do mes o dinheiro nao chega eu tenho 24 anos e adoro cavar para mim tava todo o dia na terra plantando :( mas nao tenho job assim :) mas ja fico satisfeita de ir pa mha terra
    e parabens ta no bom caminho

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Gostei do seu feedback muito mais sabendo a sua idade e já com uma visão muito realista do que se passa no dia a dia sobre a crise.
    Isto para mim não é um job, mas sim um hobbie. A diferença é que deste hobbie eu como :)

    Mais uma vez obrigado

    Volte sempre

    Lita

    ResponderEliminar
  6. olá eu na minha orta para matar os caracóis uso sal de cozinha (com o sal cerco a plantação que ele tem atacado, como eles não suportam o sal não se aproximam.
    espero ter ajudado :)

    joel silva

    ResponderEliminar
  7. para os caracois ponha borra do café junto das plantas. tambem cerveja com sal num prato.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho 31 anos e também ando a preparar um terreno no norte do pais para plantar. O terreno não é plantado à quase 50 anos. Penso já o ter deixado pronto para semear/plantar. 1º tirámos as pedras, cortamos e enterramos as ervas daninhas, vedamos o terreno (para os caes e galinhas nao irem para lá) e cavamos o terreno todo. Enterrei também mais ervas daninhas que o meu vizinho me arranjou do terreno dele. Entretanto compramos sementes de pacote (de tudo e mais alguma coisa). Penso que agora será fazer a sementeira, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edta no bom caminho. Semear agora as sementes das plantas da época. Pode usar um folheto como guia que, se chama borda d'agua. Tambem podeccomlrar as plantas em muda na feira, ou no mercado

      Eliminar
  9. Caro Pedro Abrantes, é isso mesmo! Mas agora é preciso semear e depois cuidar, mantendo as plantas limpas de ervas daninhas, regar quando necessário e tratar das doenças se for preciso, as plantas ou os frutos, são como um filho, depois de nascer necessitam de cuidados até que estejam prontas para ser consumidas, mas força se for preciso alguma dica estou ao dispor.

    A.M.Fernandes

    ResponderEliminar
  10. Olá Pedro

    Nesta altura é mais comprar plantas já nascidas (tomates, pepinos, alface, cebolo, etc...) para plantar e encontras fácil nas lojas de agricultura. E é muito barato.
    Aqui no forum encontras varias dicas de como plantar.

    Um abraço e boas plantações

    Lita

    ResponderEliminar
  11. ola meus amigos sou açoreano da vila das capelas e como vos sabeis somos agricultores por natureza sou motorista de pesados e tenho uma quinta onde tenho plantado cebolas alhos batata pepinos meloas feijao ervilhas etc e na minha opiniao e e o que eu uso contra os caracois e lesmas e cinza .e muito facil arranjar a cinza e queimar as tais ervas daninhas porque faz dois serviços ao mesmo tempo acaba com as sementes e produz a cinza.

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Eu plantei alho francês na minha mini horta :), só que eles não se desenvolveram muito ficaram muitos finos e a parte branca +- com 10cm. Alguém sabe me dizer o porquê?? Obg!

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Pela descrição, muito pobre, será difícil responder...mas pode ser muita coisa, por exemplo a época, falta de estrume na terra, falta de sol, etc....

    ResponderEliminar
  14. Caro amigo eu tambem sou novo nestas andancas mas com a internet ao dispor fui procurar sober o alho francês, se comprar para plantar ele deve ser enterrado a mais ou menos 10centimetros, para que a parte branca cresça bastante e o indepensavel estrume rega e sol, espero ter ajudado

    ResponderEliminar